Como identificar se uma empresa de crédito consignado é segura? - Pinheiro Corretora
Como identificar se uma empresa de crédito consignado é segura?

Como identificar se uma empresa de crédito consignado é segura?

A oferta é grande, a demanda também! Não é preciso andar muito para encontrar ofertas de empréstimo consignado. Até mesmo em uma simples navegação na internet, você pode ser surpreendido por uma propaganda tentadora de empréstimo. O problema está em se esquivar das propostas que não são seguras e encontrar o corresponde certo para a solicitação de crédito. Acredite, pode ser tão difícil quanto “encontrar agulha no palheiro”!

Por que? Porque é grande o número de empresas que se aproveitam da necessidade do cliente para realizar fraudes. Fugir de situações como essa requer atenção e cuidado na escolha da empresa de empréstimo consignado. As dúvidas são muitas, desde o que se trata um empréstimo consignado a como identificar que se trata de um golpe e não um serviço seguro. Se você faz parte desse grupo de pessoas que anda se questionando sobre como identificar uma empresa de crédito consignado segura, vamos te ajudar com as dicas logo abaixo!

O que é um empréstimo consignado?
Primeiramente você precisa entender o que o crédito consignado e como ele funciona. Existem diversas linhas para solicitação de crédito, o empréstimo consignado é uma delas! A prática é conhecida como uma das mais facilitadoras do mercado, pois é possível conseguir de forma rápida, com taxas menores de juros e sem consultas ao SPC e SERASA, por exemplo. Talvez esses sejam um dos motivos que resultaram no crescimento de ofertas nesse segmento.
empréstimo consignado funciona da seguinte forma: ele é debitado automaticamente, para trabalhadores de carteira assinada (sistema CLT), o valor da parcela é retirado todos os meses do contracheque, na data acordada. Da mesma forma funciona com os beneficiários do INSS, como pensionistas e aposentados, que também terão o valor descontado automaticamente. Dessa forma, para utilizar esse modelo de empréstimo é necessário pertencer a algum desses grupos.
Outra característica do empréstimo consignado é que o valor solicitado não pode exceder 35% do valor da renda do solicitante, o que é chamado de ‘margem consignável’, ou seja, a margem do máximo da renda que pode ser comprometido através do empréstimo. Essa é uma forma de garantia para o banco ou empresa que realiza o empréstimo, pois terá a segurança de contar com o valor das parcelas todos os meses, já que o desconto é automático na conta do cliente.
Porém, embora pareça fácil e prático, ainda assim é possível que o empréstimo consignado não seja liberado. Sim, você corre esse risco! Isso porque será realizado uma análise de perfil do solicitante, caso o banco ou empresa prestadora de serviço identifique o cliente como de risco, possivelmente o empréstimo não será liberado. Mas fique tranquilo! Nem sempre esse pedido é negado.

Fuja de empresas com estas características!
Agora que você já sabe do que se trata um empréstimo consignado, precisa estar munido também de todas as informações necessárias para não acabar solicitando de uma empresa falsa. Separamos 5 pontos que demonstram que você está sendo enganado, caso a empresa os solicite. Leia com atenção!

Pagamento antecipado: uma empresa de empréstimo consignado segura jamais irá lhe pedir para realizar pequenos depósitos de quantias como adiantamento pelo serviço. Na realidade, esse tipo de solicitação é totalmente ilegal! Fuja de empresas que fazem esse pedido com desculpas de que faz parte do processo ou é que é uma forma de se precaver.

Senhas e acessos à contas bancárias: outro ponto que merece atenção, diz respeito a solicitação de senhas e acesso a contas bancárias para concessão de empréstimo consignado. Esta condicional não tem liberação legal, além de ser uma forma muito comum que estelionatários utilizam para extorquirem pessoas. Por isso, se ao procurar uma empresa, esta solicitação foi realizada, fuja!

Pagamento antecipado: a exigência de taxas antecipadas para que o empréstimo consignado seja realizado também é uma prática ilegal! As desculpas costumam ser sempre as mesmas: pagamento da equipe, garantia de cobertura para a empresa em casos de fraude, entre outras coisas. Porém, em nenhum modelo de empréstimo é necessário que o cliente realize depósitos para só depois ter acesso ao valor que necessita. Então, fique atento(a)!

Dinheiro fácil: sabe aquelas propagandas de “dinheiro rápido, fácil e na hora”? Elas são a marca registrada dos agiotas! Desconfie de propostas que são extremamente fáceis, como aquelas em que os juros fogem muito do convencional. É claro que existem taxas mais em conta, mas milagres quando se trata de possibilidades de empréstimo consignado, não existem!

Assinatura de papeis em branco: jamais assine documentos antes de uma leitura minuciosa do acordo, muito menos em brancos! Você precisa saber exatamente em qual terreno está pisando. Se uma empresa de empréstimo consignado não lhe permite ler os termos de contrato, ela tem algo a esconder. Por isso, se preserve!

Com estas dicas, dificilmente você será enganado! Agora que já está ciente de todos os pontos, procure uma empresa de crédito consignado séria e segura para realizar o seu empréstimo.

Dicas finaceiras da Pinheiro